31 de maio de 2012

Literatura de Margem: dos excluídos aos esquecidos



O que é ser marginal? 

          Durante os últimos tempos temos ouvido muito falar em termos como “marginal” e “marginalidade” e esses mesmos termos, veem sendo aos poucos agregados dia após dia ao nosso universo cultural e acadêmico. Esses seres “marginais” possuem esse nome exatamente por estarem “as margens” da nossa sociedade, por serem “os excluídos”, por serem os considerados de menos valor e importância, assim sendo também chamados de “minorias”.  
  
Mais quem são esses marginais? 
             Esses seres que foram postos as margens da sociedade são os negros, os índios, as mulheres, os homossexuais, os imigrantes, os exilados e os esquecidos ou deixados de lado. Todos esses que um dia foram ignorados, silenciados e que na maioria das vezes foram alvo de chacota e preconceito. 

O que é literatura marginal?

            Esse novo tipo de literatura que vem tomando força na pós-modernidade e que é uma resposta a tantos esforços que foram feitos para incluir a “voz dos excluídos” nos currículos dos cursos de letras e literatura que durante muito tempo apenas priorizaram as literaturas tidas até então como “canônicas” que valorizavam o sujeito europeu, branco, homem e heterossexual.  Deixando dessa forma todos os outros grupos e etnias a parte de serem algo desejável e praticável de ser um objeto de estudo.
 

        E é exatamente sobre esse novo tipo de literatura que irei falar mais em meus próximos postes e espero que vocês possam continuar comigo nessa viagem ao mundo marginal, pois ser diferente é totalmente normal.